Tipos de emulsão (diazo, bicromato, fotopolímero)

Publicado em: 24 de novembro de 2016

A emulsão é um dos consumíveis mais importantes dentro de uma serigrafia. É ela que vai gerar o estêncil da matriz, dar forma à estampa na tela de serigrafia. Você vai encontrar no mercado uma grande variedade de emulsões. Emulsões resistentes à água, a solventes, etc. Gravei um vídeo falando sobre as emulsões e sobre seus sensibilizadores:


Há no mercado, resumidamente, 3 tipos de sensibilizadores: bicromato, diazo e fotopolímero.

O BICROMATO tem as seguintes características:

Após misturado com a emulsão, a solução tem vida útil aproximada de apenas 4 dias. Após isso você consegue perceber que a emulsão fica muito aguada e frágil: fica difícil de segurar na tela.

A tela emulsionada com uma emulsão bicromatada deve ser usada em no máximo 5 horas. O bicromato reage mesmo no escuro e na ausência de calor após 4~5 horas. Ou seja, se você emulsionar uma matriz hoje com uma emulsão preparada com bicromato, e decidir revelar apenas amanhã, você dificilmente terá resultados positivos, pois o bicromato já começará a reagir e a emulsão ficará bem dura.

O bicromato também é bastante poluente e nocivo à saúde. Há “estampadores” que dizem que afirmar isso é apenas frescura, porém você leitor, não precisa confiar em mim: digite “bicromato” ou “dicromato” no Google e tire suas próprias conclusões.

A única vantagem prática do bicromato é que ele funciona bem com qualquer fonte de luz, mesmo as sem boa emissão de raios ultravioleta. Ou seja, você consegue trabalhar com ele usando lâmpadas fluorescentes, halógenas, incandescentes, enfim, qualquer uma. É por isso que ainda continua sendo o sensibilizante mais usado no Brasil, enquanto nos EUA e na Europa ele seja proibido.
O segundo sensibilizador que pretendo te apresentar é o DIAZO. As emulsões que usam diazo têm preço ligeiramente mais alto que as usam bicromato, porém o diazo apresenta uma série de vantagens:

Para começar, o diazo não é nocivo nem à sua pele, nem à sua saúde, nem ao meio ambiente. Outra vantagem é que a emulsão preparada com diazo dura 3 meses. Se for refrigerada, armazenada numa geladeira por exemplo, a solução dura 6 meses: bem mais que os 4 dias das emulsões bicromatadas.

Já a tela emulsionada com uma emulsão diazoica pode ser usada em um período de até 15 dias, se ficar armazenada em algum local com baixa luminosidade: bem mais que as 4~5 horas que as telas com emulsões bicromatadas.
No entanto, para trabalhar com as emulsões diazoicas, com estabilidade, sua mesa de revelação deve ter uma fonte rica em raios ultravioleta. Se você usar fluorescentes comuns, ou qualquer lâmpada doméstica que tenha filtro uv, você precisará expor suas matrizes por tempos muito elevados (já vi casos de gente usando 15 minutos para gravar uma matriz). Você pode conferir aqui como construir uma mesa de gravação de baixo custo com fonte HQA 400w, que funcionará muito bem com qualquer tipo de emulsão.
Agora, o nosso terceiro sensibilizador: o FOTOPOLÍMERO. O fotopolímero já vem acoplado às emulsões, ou seja, você não precisa misturar nada: a emulsão já vem pronta. Basta abrir o pote e usar. Também apresenta uma série de vantagens em relação ao bicromato:

Depois que você abre um pote de emulsão fotopolimérica, você pode o usar em até 24 meses. Isso mesmo, 2 anos de vida útil de emulsão.

Uma matriz emulsionada com emulsão fotopolimérica pode ser usada em até 3 meses, se for armazenada em algum local com baixa luminosidade: bem mais que as telas emulsionadas com bicromato ou diazo.

Também não é nociva à saúde ou ao meio ambiente. E para trabalhar com elas você também precisa de uma fonte de luz com boa emissão de raios uv.

O custo das emulsões diazoicas e fotopoliméricas é relativamente maior que o custo das emulsões que usam bicromato, porém nesses momentos é necessário avaliar o custo-benefício de cada produto. Qual é o valor (não confundir com preço) de poder emulsionar na segunda feira, todas as matrizes que você usará em uma semana inteira? Ou no mês inteiro? Sem precisar ficar na correria de ficar secando matrizes com sopradores… Qual é o valor da sua saúde? Qual é o valor de emulsões que não se afetam com uma simples variação do clima?

Após aprender um pouco sobre cada tipo de sensibilizador você pode avaliar qual o tipo de emulsão vai usar em sua empresa. Espero que tenha gostado 🙂
.
Acompanhe o Puxando Rodo nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/puxandorodo/?ref=bookmarks
– Youtube: https://www.youtube.com/puxandorodo
– Twitter: https://twitter.com/puxandorodo
– Email: puxandorodo@gmail.com

0 Comentário Visualizações: 4215

Compartilhe

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *