O que é serigrafia? E como ela funciona?

Publicado em: 2 de setembro de 2016

Um dos negócios mais buscados por quem pretende iniciar um pequeno negócio é o de personalização de produtos. Isso de ter uma matéria prima, adicionar uma estampa e vender. A serigrafia é uma das técnicas mais acessíveis para quem pretende trabalhar com personalização de produtos. Nesse vídeo vamos entender melhor o que é a serigrafia e como ela funciona:

A serigrafia é feita através de matrizes. É a matriz que vai dar forma à estampa, pois através dela a tinta vai atravessar e se depositar no substrato. E é possível se trabalhar com uma grande variedade de substratos como plástico, tecido, madeira, vidro, etc. Assim, você consegue serigrafar camisetas, toalhas, canetas, convites, adesivos, placas, banners, pôsters, canecas, garrafas, pen drives, caixas, papelão, sacolas, etc. A lista vai longe. Dentre os tecidos você consegue trabalhar com quase todos: algodão, poliester, viscolycra, malha fria, pv, pa, jeans, e muitos outros.

Em serigrafia tudo começa com a preparação da arte final. O cliente entrega a imagem que precisa ser estampada e o arte finalista precisa prepará-la para gerar as matrizes serigráficas. A imagem precisa ser tratada de formas que cada cor gere um fotolito e uma matriz. Você pode saber mais sobre arte final, neste link.

Uma vez que os fotolitos estão prontos é hora de começar a preparação das matrizes. É preciso gravar as telas de serigrafia para que elas fiquem prontas para a impressão da estampa do cliente. Você pode ver como funciona o processo de gravação de telas de serigrafia aqui: http://puxandorodo.com/aprenda-a-revelar-telas-de-serigrafia-aula-completa/

A partir daí é só estampar o seu produto. Nesse vídeo você pode ver como funciona a estampagem de camisetas usando serigrafia: http://puxandorodo.com/como-estampar-camisetas-com-serigrafia/

Uma vez que a serigrafia é tão versátil, o seu mercado é gigante. Você pode ter uma empresa focada em camisetas, em uniformes, em marca de varejo, em serviços promocionais, em brindes, dentre outros. As possibilidades são enormes e cabe ao novo empreendedor avaliar e decidir qual será o seu nicho de atuação.

Se você se interessou pela técnica, leia outros posts aqui do blog: o canal Puxando Rodo é focado nesse mercado de serigrafia e você pode encontrar diversas dicas e vídeos úteis para sua preparação.

Grande abraço!

0 Comentário Visualizações: 2359

Compartilhe

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *