Faça sua mesa de revelação para serigrafia!

Publicado em: 1 de setembro de 2015

Opa, puxadores de rodo, belezura?

Vamos papear hoje sobre a mesa de revelação. Mais especificamente, nesse post vou te passar um modelo simples de mesa pra você mesmo fazer com menos de 600 reais.

A mesa de revelação é um dos pontos que você deve prestar bastante atenção quando estiver começando sua estamparia. É com ela que você vai transferir a imagem do seu fotolito para a sua tela, através do processo de gravação de matrizes.

Existem muitos modelos de mesas no mercado. Algumas com sucção à vacuo, outras não. Algumas com lâmpadas halógenas, outras com lâmpadas de vapor metálico. Algumas com estrutura de madeira, outras com metalon. Os valores também variam bastante. Já vi mesas usadas por R$400 e mesas novas por R$6000.

Se você está começando no ramo, é possível que esteja sem capital. Sem bufunfa, dindin, plata. Patologicamente prático como sou, hoje vou te passar um modelo barato e que funciona. Se funciona, pra mim é suficiente. Vamos lá?

Essa mesa (na verdade, caixote) de revelação é basicamente uma caixa de madeira com uma lâmpada UV HQA no interior. Assim, vou listar o que você precisa para montar essa mesa.

 

 

Que tal você deixar um comentário me dizendo o que achou do post? Ajudou, esclareceu dúvidas? Me conta aí 😀

25 Comentários Visualizações: 2512

Compartilhe

Mais artigos

Comments ( 25 )

  1. Everton Paulo

    Melhor conteúdo que encontrei até o momento!

    Prático e explicativo!

    Valeu pelas dicas!

    1. RONY

      otima também estou com planos e ja fiz eu mesmo o caixote e só faltava a iluminação q eu estava em duvida devido o tipo de lampada que iria usar ja que sou leigo no assunto ..muito obrigadoo a sua esplicacaçao de como fazer a parte eletrica foi muito valida e simples de fazer parabéns por ter criado este site ..RAFAEL.

  2. Madison Martins

    Show de bola, Rafael. Fiz uma com lâmpadas fluorescentes. Eu uso biocromato. Quem me vende os materiais disse que não posso usar emulssão com diazo porque tem que ser lâmpadas UVA, senão não funciona. Mas estou vendo que você dá o tempo para emulssões já prontas com Diazo, então acho que o ocara estava errado! Me dá uma luz ai!

  3. Thiago

    Cara! parabéns pelo seu trabalho. O projeto puxando o rodo ta 10!

  4. Eloy

    Estou montando a mesa, caiu como luva seu post. Valeu demais cara, tenho acompanhado seu projeto. Top demais! Parabéns pelo trampo!

  5. Miguel Cidrais

    Muito bom Rafael, é igual a que eu fiz com as suas dicas. Esclareceu-me em relação á retícula e ao papel de alumínio. Obrigado, que Deus o abençoe.

  6. Rafael Bringhenti

    Dicas ótimas! isso vale ouro, brother! pena eu não ter tido uma referência destas quando montei minha mesa de serigrafia a uns 2 anos atrás, me quebrei muito na época com lâmpadas mistas e acabei gastando o dobro depois investindo em lâmpadas de vapor de mercúrio de alta pressão (que também são ótimas, mas são bem caras)

    1. roanrafael - Autor do post

      Com esse modelo de mesa, até 50x60cm

  7. Bruno

    Oi Rafael, Eu tenho aqui guardada a muito tempo uma lâmpada HQI 250W de 20.000 lúmens +reator + refletor. essas lâmpadas são utilizadas para iluminação externa quadra de futebol, jardins, parques, etc

    Será que ela serviria para a mesa de revelação?

    olhando a quantidade de lúmens das lâmpadas utilizadas por vc 1200lumens cada num total de 9600 lúmens, imagino q minha lâmpada seja capaz de revelar, mas fico com medo de ela revelar rápido d+ e passar do ponto logo de cara. o que você acha.?

    1. roanrafael - Autor do post

      Opa Bruno, beleza?

      A HQI funciona bem sim 🙂

      Pro seu tempo de exposição não ficar tão comprometido, deixa a lâmpada a uns 60cm de distância do vidro. Isso vai aumentar o seu tempo de exposição, belê. Daí é só você fazer alguns testes e revelar 🙂

  8. Thiago Marques

    Sempre Bom dmais !!!!!!!!!

  9. Alexandre Nogueira

    Muito bom a matéria e as dicas, esta de parabéns!…

  10. Andre Luiz

    Sempre acreditei que lâmpada halogena era melhor pra revelar.Hoje vejo muita gente usando lâmpada fluorescente tubular….

  11. willian wandalism

    muito bom ! minha medida é 65 x 85 com 25 cm de altura e vidro de 5 mm , estava na duvida com qual lampada eu iria usas mas já vi que posso usar a lampada com reator ! muito maneiro o projeto rafael! abraço a todos!

  12. Jenifer Lima

    Suas aulas são massa demais!!! Qual o maior tamanho de tela que posso revelar nessas medidas (caixote)?? Pretendo fazer estampas grandes pra roupas de cama de solteiro…então as telas serão um pouco maiores..desde já agradeço!!

    1. roanrafael - Autor do post

      Janefier, tudo bem?

      Com essa mesa você revela até 50x60cm 🙂

  13. orlando

    ótima forma de se fazer uma mesa de luz .gostei da ideia muito pratica.

  14. NiltonJBS

    Mamo muito bom mesmo, nota 10.

  15. Alan

    Muito bom! Gostei da matéria e do blog

  16. Luiz Pereira

    Só não consegui entender, o que fazer enquanto a lâmpada atinge seu tempo máximo. Se aguarda a lâmpada chegar ao seu tempo máximo para poder colocar a tela para gravar ou coloca antes de ligar como nas demais mesa

    1. roanrafael - Autor do post

      Luizão, tudo bem? Você espera ela aquecer e atingir a potência máxima, e só então coloca a tela pra revelar, ok?

  17. Jailson

    Cara muito louca as sua dicas…valeu mesmo.

  18. Clayton

    Rafael parabens pelo trabalho quanto tempo de exposição nessa sua mesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *