Como estampar quadricromia em fundo escuro

Publicado em: 6 de outubro de 2016

Muitas pessoas imaginam que, com serigrafia, só seja possível imprimir imagens simples, chapadas, de uma cor. Porém há cerca de décadas os serígrafos já imprimem fotos e imagens coloridas utilizando a quadricromia.

Provavelmente é a forma de separação de cores mais conhecida e usada em todo o mundo, pois é usada diariamente em gráficas, setores de criação e até mesmo na impressora da sua casa. Resumidamente, nós reproduzimos uma grande quantidade de cores usando Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK). Isso é possível porque as tintas usadas são transparentes.

Nesse vídeo eu explico mais detalhadamente como fazer a impressão de uma quadricromia em uma camiseta preta:

Como a camiseta é preta, nós não precisamos usar a tinta preta. E como as cores são transparentes, nós precisamos de um fundo branco, pra que você consiga enxergar as cores.

Um ponto que a grande maioria dos serígrafos não se atenta é a concentração de pigmento nas tintas de cromia. As marcas enviam as tintas com uma grande concentração de pigmento, de forma que ao abrir os potes você não enxerga nem ciano, nem magenta. Você encontra azul escuro e um vermelho escuro. Pra que você tenha ciano e magenta de verdade, você precisa reduzir essa concentração de pigmento adicionando tinta incolor (também conhecido como clear). No vídeo acima nós conversamos mais detalhadamente sobre isso.

Recentemente postei a aula mais completa sobre quadricromia para serigrafia do youtube, você pode assistir aqui: http://puxandorodo.com/quadricromia-para-serigrafia-aula-completa/

A preparação da arte final em serigrafia é a etapa chave para o resultado da sua estampa. Afinal, é a partir dela que você gerar os filmes, as matrizes, e a impressão em si. Se você quiser aprender mais sobre o assunto, clique aqui.

Tenho certeza que você vai gostar 🙂

0 Comentário Visualizações: 1440

Compartilhe

Mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *